Home Política Mundo Em Celebração ao Nascimento de Karl Marx
Mundo - 5 de maio de 2020

Em Celebração ao Nascimento de Karl Marx

Karl Marx, nascido em 5 de maio de 1818, na atual Alemanha, foi o fundador do pensamento mais progressista da humanidade.

Este pensamento, por sua força e rigor científico não ficou restrito ao que havia de progressista no século XIX como, até hoje, inspira, impulsiona e convida à ação todo aquele que deseja a emancipação humana.

A exatidão e força do marxismo, como veremos, deriva de três fontes fundamentais: o socialismo francês, a economia política inglesa e a filosofia alemã de então.

Estes fundamentos, além de tudo, eram o auge de cada uma dessas áreas.

Assim, considerando o melhor do socialismo francês, Marx (e seu companheiro de armas e amigo pessoal Friedrich Engels) concebeu o socialismo científico, que não consistia em convencer as classes dominantes da imoralidade da injustiça, mas em entender todos os problemas existentes como sociais, com a única resolução possível saída da parteira de novas etapas da história: a violência.

Levando em conta a economia política inglesa, Karl Marx descobriu a mais-valia, as leis do valor e a inevitabilidade das crises sob o capitalismo, graças à contradição entre o caráter social da produção e a apropriação privada das mercadorias. Com isso, demonstrou cientificamente a inviabilidade do capitalismo.

Por fim, aproveitando do melhor produzido por G. W. Hegel e L. Feuerbach, Marx criou um método que ensina a considerar tal como ela é, analisando suas contradições e buscando a resposta para a pergunta: para onde marcha a vida?
Isto é, criou o materialismo dialético. Com ele, Marx deduziu também a lei do desenvolvimento histórico, bem como entendeu, pela concepção materialista da história, que o que determina uma sociedade não deve ser procurado na cabeça dos indivíduos nela, mas no modo com que eles trabalham e organizam a produção.

Apesar das contribuições aqui citadas, dadas durante toda a vida por Karl Marx, o Grande Professor do Proletariado foi também um homem prático.
Ainda com os “jovens hegelianos”, grupo idealista que interpretava Hegel pelo lado progressista, sofre duras perseguições por seu radicalismo publicista. Depois, já exilado em Bruxelas, funda uma Associação Operária Alemã, educando e organizando trabalhadores alemães ali localizados. Mais tarde, toma parte na então Liga dos Justos, para, após a implementação de um programa correto, transformar a organização em Liga dos Comunistas.
A Liga não cessou as atividades com a adoção do programa comunista, contudo, atingiu proporções internacionais e acabou alavancando a criação da Associação Internacional dos Trabalhadores, que Karl Marx também tomou parte como dirigente.

Karl Marx, enfim, foi em vida um brilhante teórico e ativo revolucionário militante. Karl Marx foi em vida um exemplo.

Celebrar seu nascimento é, para nós, celebrar o enorme legado do maior e mais revolucionário dos pensadores da humanidade, almejando que todos que puderem ler esta humilde homenagem absorvam que o marxismo (o grande legado de Karl Marx) é mais que a única doutrina revolucionária do proletariado, é também um convite para a ação.