Home Nova Cultura Arte do Povo “Osvaldão – o boxeador vermelho”
Arte do Povo - Nova Cultura - Pintura - 24 de agosto de 2021

“Osvaldão – o boxeador vermelho”

Óleo sobre tela

28x35cm

Homenagem ao herói, o mítico e amigo do povo, Osvaldo Orlando da Costa, o Osvaldão. Tinha 1.98m e quase 100kg, foi militar, boxeador profissional e engenheiro mecânico. Foi também militante do Partido Comunista do Brasil (quando o Partido era revolucionário) e um dos primeiros a chegar no Araguaia, onde se empreendeu pela primeira vez no Brasil,  a Guerra Popular. Era tido pelos camponeses do Araguaia como um mito, Mariategui ficaria impressionado se tivesse conhecido figura histórica de tal magnitude.

“Um grileiro foi ameaçar tirar a terra de Osvaldão e acordou, na sua casa, com o cano de um 38 cutucando seu rosto e a ordem, dada por ‘um negrão de quase dois metros de altura e com dois braços que pareciam duas pernas’, segundo descrição dos que o conheceram:

— Em vez de você ficar com minha terra, você dá a sua a uma família muito necessitada. A família já está aí, esperando. Vou lhe levar até a rodoviária e você não aparece mais aqui, senão morre. E se achar ruim morre agora que fica mais fácil…”

Os militares do regime militar fascista o assassinaram e arrancaram sua cabeça. Mas tal como o espectro do comunismo ronda a Europa até hoje, o rosto de Osvaldão sempre estará presente nos corações dos democratas e marxistas e nos pesadelos dos reacionários. Viva Osvaldão, viva a heroicidade do Povo.

“Brotará o teu sorriso

Teu olhar futuro

Teu amor sincero

Essa terra que te guarda

Conservou teu sangue

Levantou teu nome

Nunca há de te esquecer” 

– Cadinho Farias e Toninho Camargos

Feita em dezembro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *